Quando adquiri a Heidi, uma Focus 29 Blackforest 7.0, ela veio com pneus Schwalbe Rapid Rob, bom para andar mais off road e eu queria algo menos desse tipo porque não ando tanto na terra e não sou trilheiro.
Antes mesmo de sair da Fabex, fazendo os ajustes na magrelona nova escolhi um pneu misto os Speedster da Veerubber, pela experiência anterior com os V-tech V-312 das rodas 26, que tinham rodados 6000km e muito pra rodar, porém o Speedester na roda traseira, a de tração, foi consumido muito mais rápido que o esperado, com 1500km já tinha se ido mais da metade.
Então pesquisando daqui e dali, encontramos o Torch da Maxxis, um pneu robusto, sem travas para andar no asfalto, porém com uma boa aderência, isso já confirmado após usar ele, além de dar uma boa tração em estrada de terra. Ele não é um pneu para trilha, não tem esse perfil, mas se saiu bem na terra, seca e também úmida. Absorve bem o impacto e de klevar, o que torna fácil a troca da câmara de ar quando necessário.
Agora estou atendo quanto a durabilidade que ele terá, já está com 1000km rodados, e o desgaste se mostrou reduzido se comparado com o Speedster, quanto a durabilidade de outros eu não sei dizer.
Uma das dificuladades para se encontrar pneus para uma 29er, principalmente se quer um pneu misto ou mais para asfalto, é que a maioria das empresas fabricam pneus mais off-road, do que misto, ou se o ciclista procura pneus para aro 700, já que tem o mesmo diametro, se olhar as medidas ETRTO para o diametro são os mesmos: "622", as convenhamos, uma MTB 29 com pneu 38mm não dá certo, fica estéticamente ridicula, podem me dizer que roda melhor no asfalto e blá blá blá, mas visualmente horrível.
Nota: quem procurar o Maxxis Torch para aro 26 é bom nem procurar, porque não existe, ele foi desenvolvido para o pessoal das BMX (aro 20) e a fabricante fez uma versão para 29, já que o mercado não tem muitas opções de um pneu misto para rodas grandes.
Conversando com amigos e também com uma pequena experiência em viagens na estrada com bicicletas sentimos a necessidade de indicação de lugares para ficar ou realizar uma refeição.
Também há uma escassez desses dados disponíveis na Worl Wide Web (www), ou simplesmente "web".
Então em minhas andanças vou coletando cartões de restaurantes, pousadas, oficinas de bicicletas e um ou outro serviço que pode ser útil ao cicloturista.
Ressalto aqui que os endereços de site e e-mail podem estar desativados ou telefones terem sido alterados, assim como o empreedimento ter sido fechado ou mudado de endereço.
Se o leitor souber de restaurante/lancheria, hotéis e pousadas (aqui no estilo BBB - bom, barato e bonito) e alguns serviços pode deixar nos comentários que com o tempo vamos adicionando no arquivo.