sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Aros Novos e a manutenção.

Faz duas semanas que troquei a relação de uma das minhas bicicletas, a Olivia, depois de percorrer quase 12000km trocando apenas uma vez a corrente dela.

Em março desse ano quando fiz uma revisão nela fui alertado que o aro traseiro tinha um pequeno desvio do lado oposto da blocagem e não poderia deixar as sapatas de freio muito próxima do aro, bom sem problemas isso. Com essa notícia saberia que logo iria trocar as rodas, pelo menos o aro traseiro, a dificuldade era encontrar um aro igual com 28 furos.

Agora na troca da relação, o mecânico responsável da loja aqui, me falou que as bacias do cubos estavam começando a apresentar um desgaste, mas poderia rodar mais uns bons quilometros com eles ainda.

Bom com essa notícia, vamos a encomenda de aros Vzan Extreme e cubos Shimano Deore novos para fazer, mas sem pressa. Feita a encomenda, sem prazo para vir, mas dentro do prazo de usar a magrela até gastar as rodas, resolvi montar novas rodas mesmo assim. Adquiri os aros em outra loja e fiz novas rodas com cubos Shimano Alivio.




Prontas as rodas, vamos mudar então para não haver mais problemas e testar

antes de poder viajar novamente com a bike. Depois de tirar as rodas Bontragar, depois de rodar 10 000km, fui dar uma olhada neles, e qual não foi a surpresa: uma bela rachadura na parede interna do aro. Muito certo que essa rachadura foi a responsável pelo leve desvio da parede constatado lá em março, que com o tempo foi só aumentado, provelmente naquela época deveria ser pequena, mas hoje verificamos ela abrange cinco raios de uma roda de 28 furos.

 Hoje aprendi uma coisa importante, que muitos não fazem, ao trocar um pneu, ou mandar a bicicleta para a revisão, é bom dar uma olhada por baixo da fita de proteção e ver como está a parede interna para evitar problemas futuros.

No meu caso tive sorte de nunca acontecer nada, mas e vai dar chance para o azar? Eu fora.

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