terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Eu pensava que tinha farol...

Quando comprei a primeira bike em 04/01/2012 sabia notoriamente que andaria mais a noite que durante o dia, tanto que já adquiri a bike colocando a ilumininação para noite, principalmente os backligth para não ser "invísivel" aos motoristas.



Passados pouco tempo adquiri uma lanterna tática para poder enxerger a noite em lugares onde apenas contaria apenas com a própria iluminação.  São bons iluminam bem porém a bateria dura pouco mais de três horas, usando em modo de luz alta.

Essas lanternas são boas para iluminar, usei bem percebendo que valeu o investimento. 
Lanterna Tática - Force

iluminação da Lanterna Tática a Noite
Quando tive que pegar a estrada a noite, voltando de Araranguá em julho, inverno, com o sol se pondo logo após as 17h30min sabendo que teria pelo menos mais 3h de pedal até Canoas pela Free-Way a noite comprovei bem a eficiência dele no quesito luminosidade. Minha maior preocupação foi as baterias, estava com duas mas não tinha carregado elas e era o segundo dia pedalando e pegando noite na estrada. Mas a bateria não se rendeu até chegar no destino.

Mas passado o tempo de uso noturno em nossas estradas e ruas com calçamento com poucos remendos onde andar de bicicleta as vezes parece mais estar guiando uma britadeira, com essa vibração toda a lanterna começou a apresentar sinais de que está jogando a toalha.

Então chegou a hora de comprar um farol novo e tive a oportinidade de adquirir logo três modelos diferentes da CatEye. Cada um deles com um proposito.

O modelo HL-EL200 (meio) escolhi para aqueles momentos em que luz ainda não se faz necessário para enxergar, esse uso geralmente no modo piscante para dar sinal aos motoristas, serve mesmo para ser visto.

Familia Cateye: EL340, EL200 e EL540

O HL-EL340 (esquerda) servirá para andar dentro da cidade quando não necessário muita luminosidade para enxergar. Na estrada se comporta bem, podendo ser usado com traquilidade em estrada com asfalto liso, o bom dele é a durabilidade de 7h das pilhas AA no modo alto. Pena que com ele não se pode exergar muito longe.

E o HL-EL540 (direita) esse em casos de escuridão total faz a noite virar dia com seus 4000cd, o modelo anterior (HL530) é te 2200cd. Na estrada, em modo baixo, consegue enxergar muito bem a longa distância, pelo menos uns 50m a frente sem maiores problemas. Quando em modo alto consegue definir muito bem o que se tem pela frente.

Esse último fez minha lanterna tática parecer piada até no de luz baixa.

OBS: cd é a sigla de Candela, unidade de medida de Intensidade Luminosa, conforme o Sistema Internacional de Unidades.

2 comentários:

  1. Rapaz, serviu de dica pra mim. Não estava pensando em comprar lanterna, até porque tenho uma que "dá conta do recado" (especialmente porque sou "do dia"), mas o encaixe dela na bike quebrou. Gostei do 3º modelo. Por ser o mais potente, se tem regulagens como fraco/forte acho que é bem versátil. Muito bacana!
    Aquele abraço
    Priscila

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    1. Priscila tem esses dois modos e também o piscante que fica estilo discoteca, vale muito a pena comprar.

      Mandei vir mais dois, se estiver interessada...

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