segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Subida de Santa Cruz do Sul...


Segunda-feira passada (07/01/2013) sai de Vera Cruz com destino a General Câmara. No caminho, já conhecido, saindo pela UNISC, iria encarar uma leve subida onde o acostamento não existe, devendo andar na linha branca ou muito próximo a ela. O que foi "divertido". Não escolhi o melhor horário para passar por ali, mas também não foi o pior horário, logo após o meio dia.

caminhão voltando para direita após passar ciclista na BR-287.
Minha surpresa ao subir, devidamente sinalizado (um colete) e andando na mão certa conforme o CTB, contatei algumas coisas como o caminhão da foto que fez passou a ocupar a outra pista, passando a mais de 1,5m do ciclista. Ele não foi o único, a maioria dos condutores de veículos foram para a outra pista de rolamento, quando tinha veículos lado a lado, o que passava mais próximo se afastava o suficiente para deixar pelo menos 1m de distância do meu guidon.

 O que mais me chamou a atenção foram os motoristas de ônibus de duas empresas daqui do estado, que acredito eu, devem ter cursos de formação e atualização de condutores e também normas rígidas a serem seguidas. 

A primeira delas mal desviaram desviaram do pobre ciclista, mantendo a sua linha e eu que me espremesse entre a calha da água da chuvas e a linha branca, ainda bem que foram só dois ônibus dessa empresa que dias antes me levou a Santa Cruz do Sul partindo de Porto Alegre.

BR-287 próximo a UNISC.
A outra empresa, que passou por mim três carros, pude observar pelo retrovisor, que mal me viam na minha jornada já iniciavam a manobra para trocar de pista e quando voltavam davam o sinal correto indicando mais uma vez a sua pretensão me manobra. 

O que isso significa?

Simples, cada empresa tem uma forma de lidar com essas situação de avistarem um ciclista na estrada. Que os cursos de formação/atualização são mais eficientes em uma empresa do que outra.  Coisa normal de mercado.

Outra coisa importante nesse dia sozinho na estrada que pude constatar é que os motoristas mal educados que gostam tirar finos de ciclistas são poucos, creio que quanto mais ocuparmos as ruas e estradas, seja a passeio, para o trabalho, viajando ou brevetando (curioso, veja então aqui o site da SAC e aqui) e respeitando o CTB um dia teremos um transito melhor para nós ciclistas.


Abraço.





Nenhum comentário:

Postar um comentário