terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Serra do Rio do Rastro ou Serra do 12

Serra do Rio do Rastro ou Serra do 12 é a um trecho da rodovia SC-390 entre as cidades de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, fazendo parte do Caminho dos Cânions e também o Caminho das Neves em SC.


Não vou escrever aqui como chegar a estrada e nem o que tem no caminho, isso me parece bem relatado. A cidade de Bom Jardim da Serra me aparentou ter uma boa estrutura hoteleira, assim com São Joaquim, onde ficamos hospedados na casa do Sr. José Durand, boa gente ele que nem conhecíamos até aquele dia 30/12/2013. Em Lauro Müller, ficamos em uma pousada em Guata, bem perto da Serra. O que me chamou a atenção e achei bem organizado, são os mapas existentes para auxílio ao turista, tanto da região como de cada cidade, indicando os pontos turísticos, pousadas, hotéis e camping.

Viajar para lá pode ser de várias formas, muitos vão de carro, moto ou excursão, mas com dois amigos, resolvemos ir viajar de bicicleta, pelos Campos de Cima da Serra ou Aparados da Serra, pegar estrada de terra. Como em muitos textos on-line que já li sobre viagens de bicicleta, não tem como descrever a sensação, quem nunca viajou assim não tem noção e nem a percepção de como é a estrada, por mais que falem que aproveitam a viagem, eu posso dizer que não.

Chegar lá na Rio do Rastro, descer ela e continuar a viagem era o nosso objetivo, fizemos o planejamento, dia a dia, o que levaremos, como será nossa hospedagem, qual o caminho que faremos, o que vamos comer, tudo isso faz parte da vida do cicloturista. Estar preparado para imprevistos e também estar pronto para mudar os planos, liberdade que temos na vida de ciclista viajante.

Como saímos de São Joaquim, pegamos um sobre e desce na estrada, curtindo as descidas e reclamando das subidas, normal, ainda mais com os 20kg de carga média que carregávamos. Afinal todo o material que levamos tem ir junto, roupas, material de higiene pessoal, material de cozinha, alimentos, barracas, material de mecânica da magrela e emergências.


Ao chegar lá, não tem fotos e vídeos que descreva o que se sente ao estar lá em cima, de poder sentar com amigos e tomar um mate lá de cima contemplando aquela obra da natureza. Somente estando lá pra ver e sentir como é. Não sei qual a sensação de chegar lá com veículo motorizado, mas de bicicleta ao chegar lá pensa: "chegamos! enfim! que vista! valeu a pena esses dias todos na estrada!"

Afinal pelo caminho que escolhemos foram cinco dias na estrada, subindo a serra, para o ponto mais alto do Rio Grande do Sul, o Pico Monte Negro (1409m) ao lado do Cânion Monte Negro, em São José dos Ausentes, e continuar até Bom Jardim da Serra. Depois de descer, desfrutamos de um belo show de fogos na virada do ano (2013/2014) em Guata, na igreja local, parece que a cidade toda estava lá.



Capacete cinza do Paulo, Luvas vermelhas da Marga e Bandana Mandíbula comigo.
E aquela "lua" nesse dia.

algumas fotos da viagem: Rio do Rastro - Férias 2013/2014 (1)

São Joaquim/SC a Lauro Muller/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário